“A vida é um enfeite da alma.”


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A Família Strauss

Os compositores clássicos são mais conhecidos por seus nomes, como Mozart, Beethoven, Grieg, entre outros. Existiam famílias de compositores também, como a família Strauss.
Mas quem fazia parte da família Strauss? 
Ela era composta por Johann Strauss I, Johann Strauss II, Eduard Strauss, Joseph Strauss e Johann Strauss III. Quanta gente! O que mais se destaca é Johann Strauss II, com suas valsas (Danúbio Azul e Valsa do Imperador), e também possui a alcunha de "rei da valsa." O pai dele, Johann Strauss, tem como o "sucesso" Marcha Radetzky, em homenagem ao líder militar Josef Wendel Radetzky von Radetz. Os irmão de Strauss II são menos conhecidos, mas também seguiram o rumo promissor da família.
Como Strauss é um sobrenome muito comum, também há Claude Lévi-Strauss, etnólogo que visitou as tribos indígenas no Brasil, Levi Strauss, inventor da calça jeans, e outro compositor, Richard Strauss, que se tornou conhecido pela música "Assim Falou Zarathustra" (livro mais conhecido de Friedrich Nietzsche), e que se popularizou ao se tornar música tema do filme "2001: Uma Odisseia no Espaço."
Os Strauss que existem nos deixaram fortes legados de atualmente, seja na música ou não.
Os Strauss estão dominando o mundo... (trocadilho ruim)

fonte: Coleção Folha de São Paulo Músicas e Compositores Clássicos

Resultado de imagem para johann strauss ii
Retrato de Johann Strauss II

fonte: wikipedia.org

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Família das teclas- ela existe?

Cada família de instrumentos musicais abrange aqueles instrumentos que possuam alguma semelhança ou familiaridade, pois senão iria ser uma confusão só. As famílias musicais são: cordas, percussão, sopro (madeira e metal). Em especial irei citar e dar informações sobre instrumentos como o cravo e o piano. Mas em que família eles se encaixam?
Há muitas controvérsias, pois alguns as classificam em um grupo específico e outros apenas em "outros instrumentos". O cravo e o piano, por sua vez, podem se encaixar tanto numa possível família de teclas (teclados) ou de cordas, pois os sons se originam a partir do toque na tecla que se estende por cordas até fazer a melodia. Já teclados eletrônicos se encaixam na família própria de eletrônicos, com o órgão eletrônico, entre outros.
Há quem diga que piano é da percussão, pois há um "toque" para se conseguir o som, mas acredito que esteja errada essa teoria. 
O piano muitas vezes não possui família, já que é considerado um instrumento solista (solo), então não há muita ligação com outros instrumentos (de orquestra).
De qualquer forma, sendo de família ou não, o piano e todos os outros instrumentos são muito importantes para a construção da música e das atuais culturas e degustações!

fonte: smartkids.com.br


Resultado de imagem para piano  concert
Um piano de cauda pronto para ser usado

fonte: www.aliciachaffey.com






Qual é a Diferença entre Viola de Arco e Violino?

Em uma orquestra existem vários instrumentos, dos quais se destaca a família das cordas (violino, violoncelo, contrabaixo, viola de arco). Peraí. O que é essa Viola de Arco?
Bem, a Viola de Arco é um instrumento musical com muitas semelhanças com o violino, como por exemplo no tamanho, desenho e afinação. Porém a Viola não é igual ao famoso violino. Mas então qual é essa diferença?
A diferença é que a Viola de Arco é como se fosse o segundo instrumento mais grave da família das cordas tradicional, logo após o violoncelo e do contrabaixo. O violino é o mais agudo, e mais leve do que a Viola de Arco. O som da Viola é mais doce e encorpado do que o violino. Mas ambos são ótimos para se degustar música!

fonte: violadarco.blogspot.com.br

Resultado de imagem para viola de arco e violino
Viola de Arco à esquerda e violino à direita

fonte: violadarco.blogspot.com.br

E se Mozart, Chopin e companhia fossem brasileiros?

Assim, não que apenas europeus compõem músicas clássicas, pois há americanos também, como os estadunidenses Leonard Bernstein e George Gershwin, além do mexicano José Pablo Moncayo, do argentino Alberto Ginastera e dos brasileiros Heitor Villa-Lobos e Antônio Carlos Gomes. Mas, e se outros compositores europeus também tivessem nascido na América, mais especificamente no Brasil? Que nomes teriam? Aqui vai uma lista de possíveis nomes para esses ilustres compositores "à brasileira":

Wolfgang Amadeus Mozart- Sr. Amadeu Mozarildo Flores
Johann Sebastian Bach- João Sebastião do Baixo
Edvard Grieg- Eduardo Grego
Fréderic Chopin- Frederico do Chopp
César Franck- Cesar Franco
Richard Wagner- Ricardo Wagner
Nikolay Rimsky-Korsakov- Nicolau do Husky Korsakov 
Felix Mendelssohn- Felix Mendonça
Johannes Brahms- João da "Brahma"

Então? Gostaram? Acho que eles poderiam naturalizar suas almas aqui no Brasil...






Pedimos Desculpas se as piadas foram ruins demais ou se tiraram seu tempo. Qualquer semelhança nos nomes são mera coincidência.
Assinado,
Sherlock Holmes

Vida dos Compositores Clássicos

Bem, podemos perceber que atualmente a qualidade de vida é bem melhor de que na antiguidade, por conta dos avanços da medicina, e quem vivia na época tinha em média 30 anos de passagem na Terra (haviam algumas exceções de maior longevidade), e esse período coincidiu com a vivência da maioria dos compositores clássicos, que muitas vezes não viviam muito mas deixavam um legado muito grande.
Vamos conferir alguns exemplos:

Alexandre César Léopold Bizet ( ou apenas Georges Bizet), compositor francês, conhecido pela obra "Carmen"- 1838-1875 (37 anos)

Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart (ou apenas Wolfgang Amadeus Mozart), compositor austríaco, conhecido por ser um compositor prodígio e conhecido pela obra "Uma Pequena Serenata Noturna"- 1756-1791 (35 anos)
Fryderyk Franciszek Chopin (ou apenas Fréderic Chopin), compositor polonês-francês, conhecido pela obra "Nocturne" para Piano (em minha opinião)- 1810-1849 (39 anos)
Franz Peter Schubert (ou apenas Franz Schubert), compositor austríaco, conhecido pela obra "Ave Maria"- 1797-1828 (31 anos)

Isso mostra o quão jovens as pessoas morriam, mas esses compositores, em especial Mozart, deixaram um legado muito maior que suas idades. Em compensação, alguns compositores realizaram o contrário, ou seja, viveram muito, em épocas até mais atrasadas, e ainda sim deixaram grandes marcas, como os nomes a seguir:


Antonio Lucio Vivaldi (ou apenas Antonio Vivaldi), compositor italiano conhecido pelo conjunto de obras "As Quatro Estações"- 1678-1741 (63 anos)

Johann Sebastian Bach- compositor alemão conhecido pela obra "Toccata in Fuga" para órgão- 1685-1750 (65 anos)

Por fim, a mais perceptível diferença de idades é entre:


Franz Schubert- 1797-1828- (31 anos)

Igor Fiodorovitch Stravinsky (ou apenas Igor Stravinsky)- compositor russo conhecido pelas obras "A Sagração da Primavera" e "O Pássaro de Fogo"- 1882-1971- (88 anos)
A diferença entre os dois na idade é de "apenas" 57 anos!! É quase como se fosse um adulto que viveria entre a morte de um e de outro!
Mesmo assim, o legado de todos os citados acima e mais um monte de outros compositores clássicos continua sendo grande e bem aproveitado.

fontes: educacao.uol.com.br

Coleção da Folha de São Paulo de Compositores Clássicos
google.com.br
noticias.universia.com.br


Resultado de imagem para compositores clássicos
Retratos e fotos de alguns dos maiores compositores clássicos

fonte: wikipedia.org

domingo, 18 de dezembro de 2016

Vida de Beethoven

Quando se fala de música clássica, logo vem à cabeça de muitas de muitas pessoas dois renomados compositores: Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. Mas, afinal, como era a vida de Beethoven, quase como uma "celebridade" do período romântico de música clássica?
É fato que na época que esses compositores viveram não havia uma grande qualidade de vida, assim como a expectativa de vida também não era das melhores. Às vezes problemas pequenos para os dias atuais, como uma simples cárie, poderia matar a pessoa se não for bem tratada. Porém, mesmo assim, esses indivíduos ainda se dedicavam e conseguiam produzir complexas obras que até hoje fascinam as pessoas.
Beethoven era um desses compositores, e como qualquer um na época, enfrentava uma má saúde. Prova disso é que ao chegar no final de sua vida ele foi perdendo a audição, coisa fundamental para a música, ainda mais para um compositor, pois ele deve acompanhar os sons que produz, para não haver erros. Mas ele simplesmente ignorou isso e continuou sendo um gênio. Ele viveu bastante para a época, pois morreu com 55 anos, enquanto a maioria morria entre 30 e 40 anos. Quando tinha 30 anos começou a perder a audição, e isso foi se agravando, até quando ele compôs a Nona Sinfonia, hoje tão conhecida, talvez a mais renomada música clássica de atualmente, eles compôs já totalmente surdo. É quase como uma lição de vida, de que nada é impossível e que com o talento, esforço e vontade tudo fica possível. Se ele tivesse simplesmente parado...

fonte: www.lvbeethoven.com

Resultado de imagem para beethoven
Ludwig van Beethoven compondo

fonte: wikipedia.org

sábado, 17 de dezembro de 2016

Qual a diferença entre as Orquestras Filarmônicas, Sinfônicas e de Câmara?

Para muitos a música clássica está perdendo valor, porém ela ainda existe e com todo o seu repertório e amantes do estilo antigo de produzir ritmos e sons. Mas quem faz esses sons?
Além dos instrumentos solo (piano, como em Moonlight Sonata, de Ludwig van Beethoven, órgão, como em Toccata in Fuga, de Johann Sebastian Bach, e vários outros), existem as orquestras, ou seja, um conjunto de instrumentos para repetir os ritmos de tal música. 
Dentro do grupo das orquestras temos três subdivisões:
- Orquestras Sinfônicas (exemplo- Orquestra Sinfônica de Chapecó)
- Orquestras Filarmônicas (exemplo- Royal Philarmonic Orchestra- Orquestra Filarmônica Real, em português, do Reino Unido)
- Orquestras de Câmara (exemplo- Orquestra de Câmara Eslovaca)

A diferença mas perceptível é de que nas Orquestras de Câmara, além de terem menos componentes, se apresentam em locais menores, e normalmente com apenas uma família de instrumentos musicais (sopro, cordas, percussão, teclas), diferentemente das Sinfônicas e Filarmônicas, que possuem mais participantes, se apresentam em locais maiores e possuem várias famílias musicais para produzir os ritmos.
Agora vem a pergunta que não quer calar: afinal, qual é a diferença entre as Orquestras Sinfônicas e Filarmônicas?
Atualmente, nenhuma, pois ambas possuem vários componentes, famílias musicais e se apresentam em locais maiores. Mas, segundo Eduardo Ostergren, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Unicamp, a diferença entre as duas orquestras está no passado, pois se acreditava que as Orquestras Sinfônicas eram compostas por músicos profissionais, renomados e que tocavam mais pela profissão. Já as Orquestras Filarmônicas eram compostas por músicos amadores que se reuniam apenas pela paixão musical.
Seja de Orquestra Filarmônica, Sinfônica ou de Câmara, a música clássica e tantos outros ritmos e sons que a humanidade produziu ao longo do tempo são muito importantes para a cultura universal e de cada povo também, e que podem ser apreciadas por qualquer um. Música é vida!

fonte: mundoestranho.abril.com.br

Resultado de imagem para orquestra
Orquestra Sinfônica Heliópolis

fonte: institutobaccarelli,blogspot.com.br


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sugestões de músicas para degustar

Olá leitores,
Como não sou um vlogueiro, mas gosto de ver vídeos e de compartilhar arte, em especial a música, irei deixar algumas sugestões de ritmos e sons que talvez irão se identificar. Espero que gostem!


Heart of Courage- Two Steps From Hell- www.youtube.com/watch?v=XYKUeZQbMF0
Tema do Filme Chariots of Fire- Vangelis- www.youtube.com/watch?v=CSav51fVlKU
Marcha dos Toreadores- Carmen- Georges Bizet- www.youtube.com/watch?v=33-0Ao-5DsM
Verão (Presto)- Antonio Vivaldi- www.youtube.com/watch?v=31jj8rglXk8
Inverno- Antonio Vivaldi- www.youtube.com/watch?v=nGdFHJXciAQ
Counting Stars- OneRepublic- www.youtube.com/watch?v=hT_nvWreIhg
Radioactive- Imagine Dragons- https://www.youtube.com/watch?v=ktvTqknDobU
Canon- Johann Pachelbel- https://www.youtube.com/watch?v=jJRdLZyOU4w
Toccata in Fuga- Johann Sebastian Bach- https://www.youtube.com/watch?v=ho9rZjlsyYY
Quinta Sinfonia- Ludwig van Beethoven- https://www.youtube.com/watch?v=_4IRMYuE1hI
Uma Pequena Serenata Noturna- Wolfgang Amadeus Mozart- https://www.youtube.com/watch?v=hcpM0yN7p0c
Marcha Turca- Ludwig van Beethoven- https://www.youtube.com/watch?v=BUuOmxzbuWQ
Marcha Turca- Wolfgang Amadeus Mozarthttps://www.youtube.com/watch?v=e6M_JXRV2l0
Dança Húngara- Johannes Brahms- https://www.youtube.com/watch?v=3X9LvC9WkkQ
Rapsódia Húngara no.2- Franz Liszt- https://www.youtube.com/watch?v=goeOUTRy2es
Dança dos Cavelheiros- Sergei Prokofiev- https://www.youtube.com/watch?v=DUmq1cpcglQ
Noite em um Monte Calvo- Modest Mussorgskyhttps://www.youtube.com/watch?v=iCEDfZgDPS8 
Nona Sinfonia- Ode à Alegria- Ludwig van Beethovenhttps://www.youtube.com/watch?v=PfOpAH2dcEY
Valsa no.2-Dmitri Shostakovich- https://www.youtube.com/watch?v=mmCnQDUSO4I
O voo do Besouro- Nikolai Rimsky-Korsakov- https://www.youtube.com/watch?v=aYAJopwEYv8
A Cavalgada das Valquírias- Richard Wagner- https://www.youtube.com/watch?v=GGU1P6lBW6Q
William Tell Overture- Final- Gioacchino Rossini- https://www.youtube.com/watch?v=c7O91GDWGPU
Marcha Radetzky- Johann Strauss I- https://www.youtube.com/watch?v=eab_eFtTKFs
Danúbio Azul- Johann Strauss II- https://www.youtube.com/watch?v=_CTYymbbEL4
Valsa do Imperador- Johann Strauss II- https://www.youtube.com/watch?v=EBLaMmxyibE
Bolero- Maurice Ravel- https://www.youtube.com/watch?v=r30D3SW4OVw
1812 Overture- Final- Piotr Ilyich Tchaikovsky- https://www.youtube.com/watch?v=VbxgYlcNxE8
Dança dos Sabres- Aram Khachaturian- https://www.youtube.com/watch?v=gqg3l3r_DRI
Entrada dos Gladiadores- Julius Fucik- https://www.youtube.com/watch?v=_B0CyOAO8y0
Pompeii- Bastille- https://www.youtube.com/watch?v=F90Cw4l-8NY
Paradise- Coldplay- https://www.youtube.com/watch?v=1G4isv_Fylg
Up&Up- Coldplay- https://www.youtube.com/watch?v=BPNTC7uZYrI
Viva la Vida- Coldplay- https://www.youtube.com/watch?v=dvgZkm1xWPE
Hello- Adele- https://www.youtube.com/watch?v=YQHsXMglC9A
Rolling in the Deep- Adele- https://www.youtube.com/watch?v=rYEDA3JcQqw
Someone Like You- Adele- https://www.youtube.com/watch?v=hLQl3WQQoQ0
Happy- Pharrell Williams- https://www.youtube.com/watch?v=y6Sxv-sUYtM
Get Lucky- Daft Punk ft. Pharrell Williams- https://www.youtube.com/watch?v=5NV6Rdv1a3I
Sugar- Maroon 5- https://www.youtube.com/watch?v=09R8_2nJtjg
Libiamo nei lieti Calici- Giuseppe Verdi- https://www.youtube.com/watch?v=G3YuDSl9lik
La Donna è Mobile Rigoletto- Giuseppe Verdi- https://www.youtube.com/watch?v=M-_BhozB3JA
Dança da Fada do Açúcar- Piotr Ilyich Tchaikovsky- https://www.youtube.com/watch?v=45lNvNsdPLc
Oh Fortuna- Carmina Burana- Carl Orff- https://www.youtube.com/watch?v=GD3VsesSBsw
Dança Árabe- Peer Gynt Suite no.2- Edvard Grieg- (ver a partir de 20:14)- https://www.youtube.com/watch?v=O2gDFJWhXp8&t=900s
Amanhecer- Peer Gynt Suite no.1- Edvard Grieg- https://www.youtube.com/watch?v=vntAKXIuRUI
No Palácio do Rei das Montanhas- Peer Gynt Suite no.1- Edvard Grieg- https://www.youtube.com/watch?v=dRpzxKsSEZg
Clair de Lune- Claude Debussy- https://www.youtube.com/watch?v=CvFH_6DNRCY
Moonlight Sonata- Ludwig Van Beethoven- https://www.youtube.com/watch?v=4Tr0otuiQuU
Can Can Music- Jacques Offenbach- https://www.youtube.com/watch?v=4Diu2N8TGKA
Marcha Nupcial- Felix Mendelssohn- https://www.youtube.com/watch?v=z0wmzoHd6yo
Marcha Nupcial- Richard Wagner- https://www.youtube.com/watch?v=vFTnFErJEu4
Cálice- Chico Buarque- https://www.youtube.com/watch?v=wV4vAtPn5-Q
Metamorfose Ambulante- Raul Seixas- https://www.youtube.com/watch?v=7VE6PNwmr9g
Bitter Sweet Symphony- The Verve- https://www.youtube.com/watch?v=1lyu1KKwC74

Espero que gostem e que curtem essa seleção de músicas!


Resultado de imagem para música
fonte: www.feiradamusica.2015.com


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O homem que sobreviveu à sete raios

Roy Sullivan era apenas mais um guarda florestal no Estados Unidos na década de 40. Mas, sua vida começou a mudar a partir de abril de 1942. Ele estava trabalhando quando uma tempestade se iniciou, e, ao tentar procurar abrigo, acabou sendo atingido por um raio. Ele apenas teve ferimentos nos pés e pernas. Desde então foram mais 6 vezes sendo atingido por raios. 6! Ele perdeu as sobrancelhas e cílios, depois perdeu as unhas dos pés, aí foi queimado por um transformador, ainda foi atingido por um raio no caminhão e perdeu a audição de um dos ouvidos. Só para confirmar, a chance de ser atingido por um raio sete vezes é de 4,15 em 100.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.

fonte: ultracurioso.com.br

Resultado de imagem para raio
Raios atingindo uma cidade

fonte: deltanerds.com

A caixa preta é preta?

Em vários meios de transporte mais modernos e de uso mais complexo há a famosa caixa preta, que guarda informações da viagem feita pelo avião e outros. Mas, nos aviões, onde tanto se fala dessa caixa quando há acidentes envolvendo estes meios, será que a caixa preta realmente é preta?
Bem, na verdade ela possui uma cor alaranjada forte, o que facilita sua localização em acidentes. Ela normalmente possui um material muito resistente, e que pode servir de acesso à conversas entre os pilotos, variação de velocidade e altitude, e várias outras coisas.
Hoje ela é de uso obrigatório em todos os aviões e é fundamental na facilitação de investigações em caso de acidentes graves envolvendo aviões.

fonte: brasilescola.com.br

Resultado de imagem para caixa preta é preta
Acima, um exemplo de uma caixa preta

fonte: segredosdomundo.r7.com

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Qual a origem do nome "críquete"?

Os esportes atualmente são essenciais para o ser humano. Dentre eles, há alguns praticados por muitas pessoas, como o futebol, com 3 bilhões de praticantes. Atrás deste esporte tão conhecido no Brasil e no mundo, está o críquete, pouco conhecido pelos brasileiros mas muito praticado principalmente no Subcontinente Indiano, e possui cerca de 2,5 bilhões de praticantes.
Mas, você sabe qual a origem desse nome? Bem, esse nome deriva da palavra inglesa "cricket" para designar um tipo de inseto, assim como o nome "bug" para designar falhas no computador em inglês também significa um tipo de inseto. Os insetos estão dominando o mundo... (trocadilho ruim) 

fontes: livro Time Zones- Second Edition
top10mais.org

Resultado de imagem para cricket
Jogador rebatendo a bola do críquete.

fonte: blog.bedandchai.com

Uma guerra sem emoção

A maioria das guerras são longas, tendo muitas mortes e destruição. Felizmente, nem todas são assim. Esse é o caso da guerra entre a Inglaterra, Alemanha e a Ilha de Zanzibar (atual Tanzânia), que durou pouquíssimo tempo, e foram apenas 45 minutos de guerra entre esses povos. O sultão da ilha se impressionou com o armamento dos ingleses e logo já "arregou" com menos de uma hora de conflito.
Em outras vezes Zanzibar também tentou se tornar independente da Tanzânia, mas acabou ficando retido até os dias atuais.

fonte: mundoestranho.com.br

Resultado de imagem para bandeira zanzibar
Bandeira de Zanzibar desde 2005

fonte: wikihand.com

Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi muito longa (óbvio) e causou muitos estragos aos povos franceses e ingleses. Mas, esse não é o fato mais marcante desta guerra, pois o nome não condiz com sua duração: lamento informar, mas a Guerra dos Cem Anos na verdade durou... 116 anos. Apenas 16 anos excluídos...
Dentre outros fatos marcantes desta guerra foi de que ela foi considerada a última guerra feudal e a primeira moderna. Também contou com a presença de Joana D'Arc (que mais tarde se tornou a padroeira da França), que comandou as tropas contra os britânicos, mas acabou sendo queimada na fogueira em 1430 por uma acusação de bruxaria.

fonte: brasilescola.com.br

Resultado de imagem para joana d'arc na fogueira
Joana D'Arc sendo queimada na fogueira

fonte: culturamix.com

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como assim? Um número mágico?

Fazer contas de matemática pode até ser uma tarefa não muito divertida, mas agora seus problemas acabaram! (ou não), Pois você conhecerá agora o 1089, o número mágico!
Bem, esse número não é mágico de circo que faz números (trocadilho ruim), mas você poderá perceber uma coisa estranha ao seguir esses passos:


  • Pegue um número com três dígitos (sem ser repetido, como 777), ou com zero na frente (como 990)
  • Em seguida, pegue esse número e subtraia pelo contrário dele, como segue no exemplo abaixo:
945-549 = 396

  • Caso o número seja menor que o contrário, inverta a conta.
  • Após se chegar ao resultado da subtração, pegue esse número e agora some com o contrário dele (a ordem dos algarismos não importa agora), como no exemplo abaixo:
396+693 = 1089

  • Que? Como assim? Isso é feitiçaria? Não! É Geografia  Matemática!
fonte: colegiomedianeirablogdoquintoano.wordpress.com


Resultado de imagem para números
fonte: www.estudokids.com.br





Você sabe o significado de taciturno?

É verdade que uma língua possui muitas palavras, desde as mais usadas no dia-a-dia até aquelas que são muito complexas e específicas, que consequentemente, são pouco usadas também. Mas, você conhece algumas dessas palavras um tanto estranhas?
Por exemplo, você sabe o que significa uma pessoa taciturna? Pode até parecer meio sem sentido, mas esta palavra seria boa para designar aquele seu amigo melancólico e triste. Mas, apesar de isso parecer meio entediante, ter um conhecimento de palavras desconhecidas e aparentemente "estranhas" pode ajudar na formação de um vocabulário mais rico e coerente, além de poder ajudar na formação de textos de prosa e poesia, entre outros.

Resultado de imagem para linguistica
fonte: www.diversidadesemespiral.pro.br

Um país sem capital?

Como podemos ver no caso da África do Sul, nem todos os países possuem apenas uma capital. Porém, não possuir um capital é um fato peculiar de Nauru, um país insular na Oceania, que, por sinal, é o menor do mundo em ilha.
A questão é que: o país de 21 km² não reconhece nenhum município como capital oficial, mas o escritório do governo fica na cidade de Yaren. Mas, isso não é um grande problema, pois são apenas 9,9 habitantes na ilha, e esta passa por outros problemas, como a extração de recursos para a sobrevivência da população local, fazendo com que a importação seja a garantia de alimentos e até água potável.

fonte: brasilescola.com.br


sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Um país com 3 capitais?

Se você acha que já é difícil governar o país em Brasília, pense então em como seria se houvessem 3 capitais onde fosse discutidos, debatidos e sancionados os projetos para o futuro da nação. Pois é. Isso existe na África do Sul, o país de Nelson Mandela, que optou por administrar as leis do país com uma capital para cada poder público. As capitais ficaram entre:
  •  Bloemfontein/Mangaung para o poder judiciário; 
  • Pretória/Tshwane para o poder executivo;
  • E Cidade do Cabo para o poder legislativo.
O país se destaca neste quesito porque ele é o único no mundo que possui mais de 2 capitais, pois vários países admitem uma mas o centro do governo é em outra, como é o caso da Holanda (Amsterdã e Haia) e da Tanzânia (Dodoma e Dar es Salaam). Não sei ao certo se esse tipo de divisão dá certo, mas é fato que a África do Sul obteve um grande salto de igualdade racial após o governo de Nelson Mandela abolir a prática de apartheid do país, acabando assim em 1994 uma segregação que assolava o país entre negros e brancos.

fonte: brasilescola.com.br
fonte: wikipedia.org

Apresentação do autor

Olá leitores!

Eu sou Tiago Francisco Balestrin Mallmann, e este é o meu blog. Nele você poderá ler várias curiosidades e fatos desse mundo tão grande em que vivemos abrangendo algumas áreas, tais como: geografia, linguística, história, astronomia, matemática e esportes, além é claro, música. Espero que gostem das postagens!