“A vida é um enfeite da alma.”


domingo, 18 de dezembro de 2016

Vida de Beethoven

Quando se fala de música clássica, logo vem à cabeça de muitas de muitas pessoas dois renomados compositores: Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. Mas, afinal, como era a vida de Beethoven, quase como uma "celebridade" do período romântico de música clássica?
É fato que na época que esses compositores viveram não havia uma grande qualidade de vida, assim como a expectativa de vida também não era das melhores. Às vezes problemas pequenos para os dias atuais, como uma simples cárie, poderia matar a pessoa se não for bem tratada. Porém, mesmo assim, esses indivíduos ainda se dedicavam e conseguiam produzir complexas obras que até hoje fascinam as pessoas.
Beethoven era um desses compositores, e como qualquer um na época, enfrentava uma má saúde. Prova disso é que ao chegar no final de sua vida ele foi perdendo a audição, coisa fundamental para a música, ainda mais para um compositor, pois ele deve acompanhar os sons que produz, para não haver erros. Mas ele simplesmente ignorou isso e continuou sendo um gênio. Ele viveu bastante para a época, pois morreu com 55 anos, enquanto a maioria morria entre 30 e 40 anos. Quando tinha 30 anos começou a perder a audição, e isso foi se agravando, até quando ele compôs a Nona Sinfonia, hoje tão conhecida, talvez a mais renomada música clássica de atualmente, eles compôs já totalmente surdo. É quase como uma lição de vida, de que nada é impossível e que com o talento, esforço e vontade tudo fica possível. Se ele tivesse simplesmente parado...

fonte: www.lvbeethoven.com

Resultado de imagem para beethoven
Ludwig van Beethoven compondo

fonte: wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário