Para muitos a música clássica está perdendo valor, porém ela ainda existe e com todo o seu repertório e amantes do estilo antigo de produzir ritmos e sons. Mas quem faz esses sons?
Além dos instrumentos solo (piano, como em Moonlight Sonata, de Ludwig van Beethoven, órgão, como em Toccata in Fuga, de Johann Sebastian Bach, e vários outros), existem as orquestras, ou seja, um conjunto de instrumentos para repetir os ritmos de tal música.
Dentro do grupo das orquestras temos três subdivisões:
- Orquestras Sinfônicas (exemplo- Orquestra Sinfônica de Chapecó)
- Orquestras Filarmônicas (exemplo- Royal Philarmonic Orchestra- Orquestra Filarmônica Real, em português, do Reino Unido)
- Orquestras de Câmara (exemplo- Orquestra de Câmara Eslovaca)
A diferença mas perceptível é de que nas Orquestras de Câmara, além de terem menos componentes, se apresentam em locais menores, e normalmente com apenas uma família de instrumentos musicais (sopro, cordas, percussão, teclas), diferentemente das Sinfônicas e Filarmônicas, que possuem mais participantes, se apresentam em locais maiores e possuem várias famílias musicais para produzir os ritmos.
Agora vem a pergunta que não quer calar: afinal, qual é a diferença entre as Orquestras Sinfônicas e Filarmônicas?
Atualmente, nenhuma, pois ambas possuem vários componentes, famílias musicais e se apresentam em locais maiores. Mas, segundo Eduardo Ostergren, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Unicamp, a diferença entre as duas orquestras está no passado, pois se acreditava que as Orquestras Sinfônicas eram compostas por músicos profissionais, renomados e que tocavam mais pela profissão. Já as Orquestras Filarmônicas eram compostas por músicos amadores que se reuniam apenas pela paixão musical.
Seja de Orquestra Filarmônica, Sinfônica ou de Câmara, a música clássica e tantos outros ritmos e sons que a humanidade produziu ao longo do tempo são muito importantes para a cultura universal e de cada povo também, e que podem ser apreciadas por qualquer um. Música é vida!
fonte: mundoestranho.abril.com.br
Orquestra Sinfônica Heliópolis fonte: institutobaccarelli,blogspot.com.br |
Tiago! Parabéns pelo blog. Super interessante. Gostei das informações. Sucessos para você.
ResponderExcluirObrigado Ana. Sua presença no blog é muito importante, e espero reencontrá-la aqui! Abraço!
ResponderExcluir